Teatro de Senhoritas


Seja bem vindo ao blog do Teatro de Senhoritas! À direita você encontra nosso perfil e contatos, lista de links e seguidores, arquivos e muitas fotos. Abaixo estão nossas páginas com informações detalhadas sobre cada projeto, cada espetáculo, cada senhorita e cada oficina cultural. No início você acompanha nossas postagens com o dia-a-dia das senhoritas e dicas culturais como apresentações e cursos. Mas atenção, as senhoritas não se responsabilizam por mudanças nos horários ou locais divulgados. Confira sempre a programação nos sites ou blogs específicos indicados. Fique à vontade para comentar e obrigada pela sua visita.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

VOCIS MOTUS no Brasil A voz cantada e a voz falada em movimento

VOCIS MOTUS
no Brasil
A voz cantada e a voz falada em movimento


SALÃO DO MOVIMENTO Barão Geraldo-Guará (Campinas) – 18, 19 e 20 de novembro

COM SABINE UITZ (CENTRO DI PRODUZIONE TEATRALE/ITALIA)


Curso para atores, bailarinos e músicos, mas também para aqueles que querem explorar as possibilidades do trabalho energético com a voz e a música.

PROGRAMA: O curso ofrece um intenso camino explorando a voz e o movimento,  usando el trabalho com a música e o testo como elementos importantes.Procuraremos desenvolver musicalidade e escutar no trabalho, trabalhando individualmente y em grupo com a voz falando e cantando, tambem usando música externa.
Teremos como foco:
  • respiração
  • a sonoridade, resonadores y comsonadores
  • a extensão da voz, as qualidades da voz, o colocamento e a definição do som
  • estimulação fisica: o corpo – memoria e sus vozes
  • a improvisação vocal
  • a canção como meio de exploração vocal
  • a exploração vocal com texto
  • texto como ação (desmontagem e remontagem do texto)
  • o texto e o desenvolvimento de uma estrutura musical
  • a improvisação do movimento e da voz, a escuta fisica
  • a musica externa como estimulo para o trabalho com a voz
  • a pesquisa sobre os echos fisicos e vocais, posicoes e açãoes
  • Seqüências individuales y grupales de movimento e voz
  • Seqüências individuales y grupales de açãoes e voz cantada e falada
Pré- requisito: Cada participante deve trazer uma canção e um texto de ao menos dez linhas perfeitamentedecorados. Pode ser um texto teatral ou não, o importante é que não seja escolhido de modo superficial, mas que corresponda a um interesse pessoal.

SALÃO DO MOVIMENTO Barão Geraldo-Guará (Campinas)
Dias: 18, 19 e 20 de novembro de 2011.
Sexta: das 19h às 22h. Sábado e domingo: das 10h às 13h30.
Investimento: 200,00.
10 vagas. Inscrições abertas!
Rua Abílio Vilela Junqueira, 712.
Fones: (19) 3287 8861 ou (19 )8115 8445
contato@salãodomovimento.art.br
www.salaodomovimento.art.br


SABINE UITZ
Atriz e diretora austriaca; Sabine Uitz fundou o “Centro de Produzione Teatrale VIA ROSSE” em 1996, com o ator e diretor argentino Norberto Presta, na região do Veneto, na Itália. O VIA ROSSE é um ponto de referência para a produção de espetáculos, pesquisa teatral, atividades pedagógicas, encontros e festivais. Uma ponte entre culturas, continentes e países, entre artistas de teatro e de outras áreas.
Desde 1989 dirigiu uma série de espetáculos na Alemanha, na Argentina e na Itália.
Com “VIA ROSSE” Sabine  Uitz leva as suas produções e a sua atividade pedagógica para vários países, entre os quais França, Itália, Alemanha, Republica Serbia, Republica Tcheca, Estados Unidos e Argentina.
No Brasil, a atriz e diretora participa de intercâmbios com outros grupos de teatro e de muitos festivais internacionais, como: FESTIVAL DE RIO PRETO, FEVERESTIVAL, MOSTRA INTERNACIONAL DE ITAJAI, FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO CORPO (Goiania).
Desde 2002, organiza encontros pedagogicos internacionais em Vighizzolo d’Este – Padova, entre os quais o encontro ítalo-brasileiro S CENA1(2007), VOCIS VOCALIS (2008) e VOCIS MOTUS (2009, 2010, 2011).
Na Europa, Sabine participa como pedagoga em vários projetos de formação de atores patrocinados pela Comunidade Européia, entre os quais:  Les Theatrales (França), Les Transversales (França), Theaterwerkstatt Trebnitz (Alemanha).
Na sua atividade pedagógica tenta formar um ator-criador, concentrando-se no tema da presença e da organicidade do “performer” na cena. Na sua atual pesquisa dedica-se ao estudo da voz e da música, tentando agregar ao trabalho teatral, a musicalidade como principio de base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário