Teatro de Senhoritas


Seja bem vindo ao blog do Teatro de Senhoritas! À direita você encontra nosso perfil e contatos, lista de links e seguidores, arquivos e muitas fotos. Abaixo estão nossas páginas com informações detalhadas sobre cada projeto, cada espetáculo, cada senhorita e cada oficina cultural. No início você acompanha nossas postagens com o dia-a-dia das senhoritas e dicas culturais como apresentações e cursos. Mas atenção, as senhoritas não se responsabilizam por mudanças nos horários ou locais divulgados. Confira sempre a programação nos sites ou blogs específicos indicados. Fique à vontade para comentar e obrigada pela sua visita.

Currículos

Srta. Isis Madi Rezende

Atriz graduada pela Unicamp é educadora e contadora de histórias, além de integrante fundadora do Teatro de Senhoritas. Produz o Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas - desde 2004. Fez parte da Zero Zero Cia de Teatro até 2007, atuando com diretores como Marcelo Lazzaratto, Tiche Vianna, Verônica Fabrini, Renato Cohen,entre outros. Participou do Circuito Estrada a Fora, do Teatro de Tábuas, realizando apresentações por cidades nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Fez cursos com o mestre Tadashi Endo (butoh), Ana Cristina Cola, Maria Thaís, Luis Louis (Mímica), Cristiane Esteves (Suzuki e view points), Gilberto Icle (direção), Regina Machado e Meninas do Conto (contação de histórias).Dirigiu a gravação de 6 CDs com leituras de textos para materiais de formação das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Fututro com coordenação do CENPEC, Iniciativa Fundação Itaú Social em parceria com o MEC. Na área de educação, Trabalhou no Grupo Primavera de Campinas, na ONG Centro de Convivência Arte Reabilitação e Trabalho em Hortolândia; ministrou oficinas de teatro para moradores de rua de Campinas e fez parte do projeto “Leitura de Mundo Letramento e Alfabetização” – parceria da Faculdade de Educação da USP e da Prefeitura de São Paulo. Atualmente, ministra diversas oficinas de narração de histórias, dá aulas de teatro no Colégio Santa Clara em São Paulo, desde 2007, e integra a equipe de formadores do Cenpec para o projeto de Educação Integral Tempo de Escola, São Bernardo do Campo.   


Mestranda em artes cênicas sob orientação do Prof. Dr. Fausto Viana na ECA/USP. Graduada em Artes Cênicas pela Unicamp, é atriz, figurinista e produtora da Senhoritas Produção Cultural. Entre os trabalhos de criação e confecção de figurinos são de maior relevância: “La Mutante Varieté, grupo The Pambazos Bros, prêmio Melhor Figurino Teatro de Rua, nos Festivais de Limeira e Pindamonhangaba; “Galeria 17”, Boa Companhia, direção de Verôncia Fabrini, em parceria com Helô Cardoso; “O que Seria de Nós Sem as Coisas que Não Existem”, LUME Teatro, direção de Norberto Presta; “Freguesia da Fênix”, Barracão Teatro, direção de Tiche Vianna, em parceria com Adelvane Néia; “Àgua Desnuda”, Zero Zero Companhia de Teatro, participante da Bienal de Figurinos e Cenários Word Stage Design 2005, no Canadá; e confeccionou e foi assistente de Márcio Tadeu nos figurinos de “Esperando Godot”,  Boa Companhia, direção de Marcelo Lazzaratto. Ministrou nas Oficinas Culturais Regionais de Campinas, São Bento do Sapucaí e Santos a “Oficina de Figurinos Teatrais”, na mesma instituição em São José dos Campos ministrou a oficina “O Figurino como Suporte para o Ator”, e no Instituto Salesiano de Araraquara a “Oficina de Figurinos Hip-Hop”. Como arte-educadora ministrou os cursos: “História da Cenografia e da Indumentária no Teatro Ocidental” e “Teatro para Iniciantes”, na escola Conceito Formação de Atores, em Campinas (2004); e “Iniciação ao Teatro – Turma Infantil” no Colégio Rio Branco, em Campinas(2004).
Srta. Débora Zamarioli
Professora do curso de artes cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Artes Cênicas, na área de concentração Pedagogia do Teatro / Formação do Artista Teatral (ECA/USP), onde desenvolveu o projeto teórico-prático Cartografia de um corpo em cena: extração e codificação de matrizes corporais através do método Body Mind Centering , sob orientação do Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva e com o apoio da Fapesp. Desde 2007, participa do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA), coordenado por seu orientador no Departamento de Artes Cênicas da USP. É bacharel em artes cênicas pela Unicamp e bailarina pelo Ballet Carla Pacheco Franca-SP. Possui formação em integração do movimento somático, baseado no método de educação do movimento Body Mind Centering. É preparadora corporal e professora de disciplinas relacionadas à consciência corporal e interpretação. Participou de oficinas e workshops ministrados por Tadashi Endo (Butoh), Zofia Kalinska (Interpretação), Leszek Madzik (Teatro Visual), Lume Teatro (Construção do Corpo Dilatado e Corpo como Fronteira), entre outros. Atuou em espetáculos dirigidos por Marcelo Lazzaratto, Tiche Vianna, Verônica Fabrini, Renato Cohen, Jean Jacques Mutin, entre outros. Assina a direção do espetáculo Entre Divas e Senhoritas do grupo Teatro de Senhoritas, onde, também, criou a peça Ana-me, resultante espetacular da pesquisa de mestrado. Atualmente, dedica-se às apresentações de Ana-me; ao ensino de interpretação com ênfase na consciência corporal; à pesquisa em performance; e à prática de kung fu estilo choy lay fut. 



Srta. Samantha Nascimento


É atriz formada em Arte Dramática pelo SENAC-SP e em Arte Educação pela Oficina Oswald de Andrade. Graduanda em Letras pela USP e graduada em Produção Audiovisual pela Fiam, atualmente é produtora executiva do Teatro de Senhoritas, dedicando-se exclusivamente aos trabalhos da companhia.
Como atriz, atuou nos espetáculos Que Absurdo! (2010), com direção de Débora Zamarioli e Luciana Mitckiewicz; Pequenos Milagres (2009), adaptação do texto homônimo do Grupo Galpão, com direção de Val Bellei; M.A.D.A – Mulheres que amam demais anônimas, com direção de Maurício Lencastree – Cia dos Insights (2007) e nos curtas Suicídio em P&B (2005) e Era uma vez no México (2005). De 2007 a 2010 fez parte da Companhia Extra de Teatro Emocional, onde estudou improvisação teatral com Paulo Kazacs. De 2008 a 2010 integrou a companhia de dança Cuadra Flamenca e teve aulas com Vera Alejandra e Ana Cristina Marzagão sobre flamenco, expressão corporal e dramática. Fez parte do espetáculo De amores, apresentado no Teatro Folha em 2008, sob a direção de Vera Alejandra. Como produtora executiva realizou a temporada do espetáculo Ana-me, do Teatro de Senhoritas, no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo e é responsável pela produção executiva da companhia, com os espetáculos em repertório. Foi produtora executiva, diretora de arte e figurinista do curta-metragem Meu irmão...Brasil!, resultado da pesquisa de conclusão de curso da graduação em Audiovisual, sobre o período da ditadura militar brasileira. Em 2007, foi figurinista e operadora de câmera do curta-metragem Sete Vidas, com direção de Marcelo Spomberg, ganhador do Festival Internacional de curtas-metragens de Miami, em 2007; Participou de oficinas e workshops ministrados por Ramón Lemos (Clown), Telma Vieira e Samir Signeu (Interpretação), Cia do Latão (Processos de Criação), Meninas do Conto ( Narração de Histórias) e Jamille Labasque (Expressão Corporal). 


Renato Garcia (músico convidado)

Músico graduado pela FIAM - Faculdades Integradas Alcântara Machado, é flautista, arte educador, sonoplasta e músico do grupo Teatro de Senhoritas. Ministrou oficinas de confecção de instrumentos musicais a partir de materiais reutilizados para alunos de pedagogia da Uniban e da FMU. Atualmente ministra aulas de musicalização infantil na Escola San Jean, na Associação Cultural Novos Passos e no Conservatório de Arte Musical, e participa do projeto de reciclagem de professores da rede municipal de ensino ministrando oficinas de confecção de instrumentos musicais a partir de materiais reutilizados.