Teatro de Senhoritas


Seja bem vindo ao blog do Teatro de Senhoritas! À direita você encontra nosso perfil e contatos, lista de links e seguidores, arquivos e muitas fotos. Abaixo estão nossas páginas com informações detalhadas sobre cada projeto, cada espetáculo, cada senhorita e cada oficina cultural. No início você acompanha nossas postagens com o dia-a-dia das senhoritas e dicas culturais como apresentações e cursos. Mas atenção, as senhoritas não se responsabilizam por mudanças nos horários ou locais divulgados. Confira sempre a programação nos sites ou blogs específicos indicados. Fique à vontade para comentar e obrigada pela sua visita.

Figurinos e Brasilidade

*** Clique aqui para acessar o blog da pesquisa Identidade Cultural Brasileira nos Figurinos do Teatro Oficina - análise de dois processos criativos (O Rei da Vela e Os Sertões) ***

Será analisado o uso de elementos da identidade cultural brasileira nos processos de criação de figurinos do Teatro Oficina, tendo como balizas os espetáculos O Rei da Vela (1967) e Os Sertões (2002 a 2005).
Serão estudados os processos criativos dos figurinos dos referidos espetáculos e a construção da identidade cultural brasileira no imaginário nacional. A análise dos processos abordará: contexto histórico, político e sócio-cultural das encenações; princípios estéticos e formação dos figurinistas; materiais e modelagens empregados na confecção dos figurinos. O estudo da construção da identidade cultural nacional será baseado em obras de historiadores, antropólogos e sociólogos, tais como: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior e Darcy Ribeiro.
Serão utilizadas como fontes de pesquisa: bibliografias; iconografias; relatos de participantes dos processos; anotações, projetos e croquis dos figurinistas; e as próprias peças dos figurinos. Este material será consultado através de visitas a bibliotecas, a acervos e arquivos da companhia, visita ao Arquivo Edgard Leuenroth (UNICAMP) e ao Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo, e entrevistas com atores, técnicos, assistentes, figurinistas e diretor.
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (ECA/USP)

Área de Concentração: Teoria e Prática do Teatro
Linha de Pesquisa: História do Teatro

Projeto de Mestrado
Orientanda: Sandra Regina Facioli Pestana
Orientação: Prof. Dr.Fausto R. P. Viana


*** Clique aqui para acessar o blog da pesquisa Identidade Cultural Brasileira nos Figurinos do Teatro Oficina - análise de dois processos criativos (O Rei da Vela e Os Sertões) ***